Seguidores

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Igreja Metropolitana ou Nossa Sra. da Vitória(Igreja da Sé)









A Igreja da Sé Nossa Senhora da Vitória foi inaugurada em 1619 com o intuito de reforçar a fé dos atingidos pela varíola, considerada uma peste na época, a mando do terceiro capitão Diogo Machado da Costa. Atualmente, é chamada apenas de Igreja da Sé ou Catedral Metropolitana. 
Em 1687, o Governo permitiu que a catedral fosse reformada e a obra só foi concluída no início de 1690. Mais de 70 anos se passaram até a igreja ser reformada novamente. Porém, como as últimas obras não foram bem feitas, parte da igreja desmoronou e teve de ser reconstruída. Hoje, a Igreja da Sé possui as formas dadas ao prédio na última restauração, em 1922.
Um dos destaques da obra é o altar-mor, datado do século XVIII, que foi talhado pelo português Manuel Mansos e é considerado uma relíquia da arte barroca brasileira. A pintura do forro da capela-mor, de 1954, é de autoria de João de Deus.
A Igreja da Sé é tombada pelo Instituto do Patrimonio Histórico e Artístico Nacional.
Endereço: Praça Pedro II, s/nº


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Consagração ao Imaculado Coração de Maria

Ó coração Imaculado de Maria, repleto de bondade, mostrai-nos o vosso amor. A chama do vosso Coração, ó Maria, desça sobre todos os homens! Nós vos amamos infinitamente! Imprimi no nosso coração o verdadeiro amor, para que sintamos o desejo de Vos buscar incessantemente. Ó Maria, vós que tendes um Coração suave e humilde, lembrai-vos de nós quando cairmos no pecado. Vós sabeis que todos os homens pecam. Concedei que, por meio do vosso materno e Imaculado Coração, sejam curados de toda doença espiritual. Fazei que possamos sempre contemplar a bondade do vosso materno Coração e convertamo-nos por meio da chama do vosso Coração. Amém.