Seguidores

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

UM LIVRO QUE FALA

Como ler um texto da Bíblia Sagrada?

O primeiro passo para conhecer a Palavra de Deus que está na Bíblia é ler a própria Bíblia.

Você tem sete chaves que abrem a "casa" da Bíblia de forma libertadora, agradável e correta. Estas "chaves" são fáceis de lembrar, pois elas estão simbolizadas em seu próprio corpo.

O Apocalipse, no cap. 5, fala de um livro fechado com sete selos. O visionário do Apocalipse chora por­que ninguém é capaz de abrir, de ler e de explicar o livro. Mas os seres vivos e os anciãos entoam um cânti­co a Jesus Cristo, Senhor da história, o único capaz de abrir o livro e desvendar seus mistérios. Certamente este livro é o livro da história da humanidade e nela está também a história do Povo de Deus e a nossa. E tanto a Bíblia quanto a vida devem ser lidas a partir de Jesus, Cristo e Senhor.
                                
 As sete chaves



(Adaptação da dinâmica extraída do livro O caminho de Israel, J. Saravia, Paulinas, 1993).

Com as sete chaves você encontra a Palavra de Deus que está na Bíblia e na vida e entenderá melhor o sentido escondido atrás das palavras.

1- Pés bem plantados na realidade. Para ler bem a Bíblia é preciso ler bem a vida. Conhecer a realidade pessoal, familiar e comunitária do país e do mundo. É preciso conhecer tam­bém a realidade na qual viveu o Povo da Bíblia. A Bíblia não caiu do céu prontinha. Ela nasceu das lutas, das ale­grias, da esperança e da fé de um povo (ver Ex 3,7-10).

2 - Olhos bem abertos. Um olho sobre o texto da Bíblia e outro sobre o texto da vida. O que fala o texto da Bíblia? O que fala o texto da vida? A Palavra de Deus está na Bíblia e está na vida. Precisamos ter olhos para enxergá-la.


3 - Ouvidos atentos, em alerta. Um ouvido para escutar o clamor do povo e outro para escutar o que Deus quer falar.

4 - Coração livre para amar. Ler a Bíblia com sentimento, com a emoção que o texto provoca. Só quem ama a Deus e ao próximo pode entender o que Deus fala na Bíblia e na vida. Coração pronto para converter-se.

5 - Boca para anunciar e denunciar aquilo que os olhos viram, os ouvidos ouviram e o coração sentiu sobre a Palavra de Deus e a vida. Como posso me calar?

6 - Cabeça para pensar. Usar a inteligência para meditar, estudar e buscar respostas para nos­sas dúvidas. Ler a Bíblia, e ler também outros livros que nos expliquem a Bíblia.


7 - Joelhos dobrados em oração. Só com muita fé e oração dá para entender a Bíblia e a vida. Pedir ajuda ao Espírito Santo para en­tender o "espírito" da Bíblia. Não podemos fazer uma leitura ao pé da letra, porque a letra mata e o espírito vivifica, como adverte são Paulo (ver 2Cor 3,6).

Certamente descobriremos outras chaves, mas es­tas são indispensáveis.

*É bom unir as chaves num chaveiro forte e firme. Este chaveiro é a família, o círculo bíblico, ou sua comunidade. A Bí­blia lida em comunidade se torna mais fácil, mais proveitosa, mais agradável e um sinal da presença de Deus (ver Mt 18,20).






Consagração ao Imaculado Coração de Maria

Ó coração Imaculado de Maria, repleto de bondade, mostrai-nos o vosso amor. A chama do vosso Coração, ó Maria, desça sobre todos os homens! Nós vos amamos infinitamente! Imprimi no nosso coração o verdadeiro amor, para que sintamos o desejo de Vos buscar incessantemente. Ó Maria, vós que tendes um Coração suave e humilde, lembrai-vos de nós quando cairmos no pecado. Vós sabeis que todos os homens pecam. Concedei que, por meio do vosso materno e Imaculado Coração, sejam curados de toda doença espiritual. Fazei que possamos sempre contemplar a bondade do vosso materno Coração e convertamo-nos por meio da chama do vosso Coração. Amém.