Seguidores

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

VEM AÍ, MAIS UM CATOLIC FOLIA!!




ARTE: TONY VICTOR DINIZ

Campanha da Fraternidade 2013

Tema: Fraternidade e Juventude
Lema: Eis-me aqui, envia-me!
(Is 6,8)



Objetivo Geral
Acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção da vida, da justiça e da paz.

Objetivos específicos

1 - Propiciar aos jovens um encontro pessoal com Jesus Cristo a fim de contribuir para sua vocação de discípulo missionário e para a 
elaboração de seu projeto pessoal de vida;

2 - Possibilitar aos jovens uma participação ativa na comunidade eclesial, que lhes seja apoio e sustento em sua caminhada, para que eles possam contribuir com seus dons e talentos;

3 - Sensibilizar os jovens para serem agentes transformadores da sociedade, protagonistas da civilização do amor e do bem comum.

Explicação do Cartaz CF 2013

A igreja, ao iniciar esta caminhada quaresmal, tem os olhos fitos na cruz, donde emana a comunicação do amor de Deus por nós, na entrega de Jesus Cristo, para que nele tenhamos a vida (cf. Jo 10,10). Este gesto do Senhor é redentor, pois Ele vence todos os males e mortes que nos afligem nos salva e descortina para nós um horizonte de esperança expresso no rosto da jovem.

A cruz convida à fraternidade entre todos os povos, raças e nações, representações pelas diferentes cores e linhas que a percorrem. As tags, vistas no alto do cartaz, acenam para a comunicação rápida, a circulação de informação e as novas ambiências para encontros, as quais devem ser perpassadas pela mensagem libertadora da cruz e contribuir para o projeto de uma sociedade justa e solidária, segundo o Reino.

A Igreja com essa Campanha, cujo tema é "Fraternidade e Juventude", chama a atenção para os desafios dos jovens na edificação do projeto de Deus, dentro do contexto de mudança de época. É um período marcado pela instabilidade dos critérios de compreensão e dos valores (DGAE, n. 20), pelas novas possibilidades de interação e desigualdade de oportunidades, com forte reflexo na vida dos jovens, quer das cidades, quer do campo.

A jovem, de braços abertos em forma de cruz, representa os que são transformados pela jovialidade comunicada pela ressurreição de Jesus, a boa nova por excelência, que nos fortalece. É com esse vigor que a jovem responde ao chamado de Deus, repetindo as palavras do profeta Isaías: "Eis-me aqui. Envia-me!" (Is 6,8). 


Oração oficial da CF 2013

Pai santo, vosso Filho Jesus,
conduzido pelo Espírito
e obediente à vossa vontade,
aceitou a cruz como prova de amor à humanidade.

Convertei-nos e, nos desafios deste mundo,
tornai-nos missionários
a serviço da juventude.

Para anunciar o Evangelho como projeto de vida,
enviai-nos, Senhor;
para ser presença geradora de fraternidade,
enviai-nos, Senhor;
para ser profetas em tempo de mudança,
enviai-nos, Senhor;
para promover a sociedade da não violência,
enviai-nos, Senhor;
para salvar a quem perdeu a esperança,
enviai-nos, Senhor;
para...


Hino CF 2013  (ouça a música)
Letra:Gerson César Sousa
Música:Gil Ferreira e Daniel Victor Santos
1. Sei que perguntas, juventude, de onde veio
Teu belo jeito sempre novo e verdadeiro.
Eu fiz brotar em ti desde o materno seio (Cf. Jr 1,5)
Essa vontade de mudar o mundo inteiro.

Estou aqui, meu Senhor, sou jovem, sou teu povo!
Eu tenho fome de justiça e de amor, (Cf. Mt 5,6)
Quero ajudar a construir um mundo novo.
Estou aqui, meu Senhor, sou jovem, sou teu povo!
Para formar a rede da fraternidade,
E um novo céu, uma nova terra, a tua vontade.
(Cf. Ap 21,1; 2Pd 3,13)
Eis-me aqui, envia-me Senhor! (2x)(Is 6,8)

2. Levem a todos meu chamado à liberdade (Cf. Gl 5,13)
Onde a ganância gera irmãos escravizados.
Quero a mensagem que humaniza a sociedade
Falada às claras, publicada nos telhados (Cf. Mt 10,27).

3. Para salvar a quem perdeu a esperança
Serei a força, plena luz a te guiar.
Por tua voz eu falarei, tem confiança,
Não tenhas medo, novo Reino a chegar!
(Cf. Jr 1,4-10; Mt3,2; 19,11-27)


Fonte:

http://www.portalkairos.net/campanhadafraternidade/2013/campanhadafraternidade2013_informacoes.asp
http://www.portalkairos.net/campanhadafraternidade/2013/campanhadafraternidade2013_historia.asp

Festa do Batismo de Jesus




A liturgia neste tempo Natalício-epifânico nos propõe para celebrarmos o Batismo do Senhor. 


Mas o que significa esta festa?

Primeiramente quer render graças ao Pai pelo envio de seu amado Filho na força do Espírito Santo. Depois, quer reforçar nosso compromisso batismal. A Iniciação Cristã é composta de três etapas de um mesmo Mistério: Batismo, Crisma e Eucaristia. Nosso ser cristão inicia com o Batismo e termina com a Eucaristia. Mas você notou que a ordem dos sacramentos está diferente?


No início do cristianismo a Iniciação cristã era realizada depois de um tempo longo de preparação (as vezes 3 anos), que começava na Quaresma e era celebrado na Noite Santo da Vigília Pascal. Na Noite Santa da Vigília os catecúmenos aproximavam da piscina batismal e eram mergulhados três vezes nas águas, ao saírem eram ungidos com o Santo Óleo que conferia o Crisma e depois, participava da Prece Eucarística comungando do Corpo e Sangue do Senhor. Como visto, a ordem dos sacramentos era: primeiro o batismo, depois o Crisma e por fim, a Eucaristia! No passar do tempo a ordem foi sendo alterada e não mais se recebiam os três sacramentos na mesma celebração. Contudo, o RICA (Ritual de Iniciação Cristã de Adultos) propõe a recuperação do catecumenato e das etapas para a receber a Iniciação. As catequistas deveriam conhecer o RICA, que tal nas reuniões estudarem juntos o RICA?

A festa litúrgica do Batismo do Senhor deve ser bem vivida na catequese. Como pista pastoral-catequética propomos:

1. apresentar os elementos do Batismo (Fonte Batismal, o Círio Pascal, os Santos Óleos).

2. apresentar os Sacramentos do Batismo, do Crisma e da Eucaristia como etapas de uma caminhada para sermos cristãos. Portanto, os três sacramentos são como que três degraus para sermos cristãos.

3. pensar na catequese cristã como um tempo catecumenal sério e compromisso com a Igreja.

Por fim, apresento uma catequese mistagógica sobre a Pia/fonte batismal:

Pia BatismalNas igrejas antigas (e até em igrejas modernas, pois este costume está sendo retomado) a Pia Batismal era colocada na ...porta de entrada do Templo Sagrado, para mostrar que o Batismo é de fato o Sacramento que nos introduz o fiel na vida da Igreja. Podemos comparar a Pia Batismal ao útero da mulher. O útero é o lugar onde se gera e se desenvolve a vida humana, em meio a líquidos. É o lugar onde por meio do período da gestação o feto se desenvolve até a sua completa formação. Da mesma forma a Pia Batismal é o lugar aonde se gera filhos para Deus Pai e para a Mãe Igreja. A mulher é a Igreja, a pia batismal é o útero que gera vida nova em meio a águas (líquidos).

Que a festa litúrgica do Batismo do Senhor nos anime a viver nosso batismo com fidelidade. E que as catequistas façam de seus encontros catequéticos espaços de encontro pessoal com Cristo!

Vanderson de Sousa Silva


Manual de Instruções da Semana Missionária JMJ Rio 2013.


Com o objetivo de orientar e sugerir a preparação da Semana Missionária nas diferentes dioceses do Brasil, as Edições CNBB lançaram o Manual de Instruções da Semana Missionária JMJ Rio 2013. Baseado no tripé: espiritualidade, cultura e ação social (solidariedade missionária), o evento será realizado no Rio de Janeiro entre os dias 17 e 20 de julho, antecedendo a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá entre os dias 23 e 28 do mesmo mês.

Na apresentação do Manual, o presidente da Comissão Especial para JMJ e secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner, e o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, dom Eduardo Pinheiro da Silva, falam sobre a importância do documento: "Ele quer ser uma contribuição, uma sugestão para a dinamização da Semana Missionária, segundo as indicações do Pontifício Conselho para os Leigos, na esperança de que a Semana Missionária seja um acontecimento frutuoso para nossas Igrejas Particulares, para nossas comunidades", pontuaram.

Elaborado pelas Comissões Pastorais da CNBB, sob a coordenação da Comissão Especial da CNBB para a Jornada Mundial da Juventude, o subsídio propõe uma programação concreta, que pode ser seguida em cada diocese, e ainda transmite as orientações gerais para o evento de forma clara e objetiva, com gráficos, frases e fotos, sem perder a jovialidade.

"Nesta Semana Missionária em especial, vocês são chamados a colocarem em prática o que desde o batismo receberam. Com certeza, esta Semana Missionária irá aguçar seu espírito para estarem sempre prontos para a missão, que não é uma moda que passará, mas que deverá ser vivida dia a dia em sua comunidade, em estado permanente. Assim, sejamos jovens sempre conectados à vontade de Deus que nos pergunta: Quem enviarei? E sem medo responderemos: Eis-me aqui, envia-me!", escreveu o padre Marcelo Gualberto, das Pontifícias Obras Missionárias, no Manual.

Como fazer uma visita missionária a uma casa? O que fazer antes, durante e depois da visita? Como abençoar uma casa? O Manual de Instrução também traz as respostas dessas e de outras questões práticas, incluindo, ainda, os contatos de todos os padres referenciais dos Regionais da CNBB para a Semana Missionária e anexos.

Ainda no documento, o coordenador nacional da Semana Missionária (JMJ Rio2013) e assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, padre Carlos Sávio da Costa Ribeiro, recordou os objetivos do evento.

"Um dos objetivos é o acolhimento no país, para que o peregrino faça uma experiência com a Igreja no Brasil. É também o desejo de preparar as dioceses brasileiras para a JMJ, mobilizando todo o país a entrar no tema proposto para a Jornada: Missão. Por isso, propõe-se uma experiência missionária, que conjugue o anúncio de Jesus Cristo e o serviço às pessoas. Uma proposta que não consta na programação, mas foi um pedido feito pelo Pontifício Conselho para os Leigos, é que sejam proporcionados aos jovens, durante a Semana Missionária, de forma paralela às atividades que serão realizadas, momentos do sacramento da reconciliação. Cada diocese deve pensar na melhor forma de preparar este momento ao longo da programação, dando oportunidade para aqueles que desejarem buscar o Sacramento", ressaltou.


O Manual de Instruções da Semana Missionária JMJ Rio2013 pode ser adquirido pelo site das Edições CNBB: www.edicoescnbb.com.br.


Fonte CNBB

Catequistas Unidos 2013!!!

Que neste  Ano de 2013, possamos continuar levando a todos o amor de Jesus Cristo, com fé e humildade no coração, que os blogs abaixo sejam perseverantes  nos  ensinamentos e  fortalecidos com o teu Espírito Santo.

                                                 Amém!

LISTA ATUALIZADA!!!


1. CATEQUESE NA NET por Claudia de Jesus Pinheiro
http://www.catequesenanet.com.br/

2 CATEQUISTA ADELINO E AMIGOS por Adelino Vieira
http://adelinovieira.blogspot.com.br/

3 BLOG AMANDO A CATEQUESE por Renata Furlan
http://amandoacatequese.blogspot.com.br/

4 CATEQUESE COM CRIANÇAS por Jonathan Cruz
http://catequesecomcriancas.blogspot.com.br/

5 CATEQUESE CASA FORTE por Tereza Diniz
http://catequesecasaforte.blogspot.com.br/

6 CATEQUESE SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS por Cassia Neves
http://catequesedocoracaodejesus.blogspot.com.br/

7 CATEQUISTA ROBERTO por Roberto Garcia
http://www.catequistaroberto.com.br/

8 CATEQUIZANDO COM AMOR por Érica Magro
http://ericamagropires.blogspot.com.br/

9 ESCOLA DA FÉ CASA FORTE por Tereza Diniz
http://escoladafecasaforte.blogspot.com.br/

10 SOU CATEQUISTA DE IVC por Imaculada Cintra
http://imaculadacintra.blogspot.com.br/

11 JARDIM DA FÉ por Cristiane
http://jardimdafe.blogspot.com.br/

12 BLOG DA NENA por Blog da Nena
http://oblgdanena.blogspot.com.br/

13 PÃOZINHO DO CÉU por Sueli
http://paozinhodoceumaria.blogspot.com.br/

14 SEMEANDO CATEQUESE pela Catequista Sheila
http://semeandocatequese.blogspot.com.br/

15 PERSEVERANÇA N.S. AMPARO por Abílio Gonçalves
http://catequista.net/blog/blog2.php

16 CAMINHANDO COM JESUS por Edriely
http://pequenosfilhosdemaria.blogspot.com.br/

17 PRÉ-CATEQUESE por Ivani
http://wwwblogdaprecatequese.blogspot.com.br/

18 UM SIMPLES SERVO DE CRISTO por Seminarista Anderson Ribeiro
http://andersonribeiro18.blogspot.com.br/

19 PARA JESUS COMICS por Alexandre Pinheiro
http://parajesuscomics.blogspot.com.br/

20 CATEQUIZANDO COM JESUS por Patrícia S. Bonot
http://www.catequizandocomjesus.com.br/

21 CATEQUISTA AMADORA por Angela Rocha
http://catequistaamadora.blogspot.com.br/

22 COM JESUS E COM MARIA por Marcia
http://marcinha-criandoarte.blogspot.com.br/

23 TIA HELENA NO CORAÇÃO DE JESUS por Helena
http://tiahelenanocoracaodejesus.blogspot.com.br/

24 JARDIM BOA NOVA por Kesia Lima
http://www.jardimdaboanova.com.br/

25 EIS-ME AQUI SENHOR por Márcia
http://catequistamarcia.blogspot.com.br/

26 CATEQUESE RENOVADA por Leno Martins
http://catequesejovem.blogspot.com.br/

27 MISSA COM CRIANÇAS PSBJ por Catequese PSBJ
http://www.catequese-psbj.blogspot.com.br/

28 FAMÍLIA PEDROSA por Família Pedrosa
http://familia-pedrosa.blogspot.com.br/

29 ÁGUAS PROFUNDAS Por José Prado
http://www.aguasprofundasevangelizacao.blogspot.com.br/

30 Catequizar com Jesus por Rodrigo Boechaat
http://catequizarcomjesus.blogspot.com.br/

31. CATEQUISTA ANGÉLICA por Angélica
http://catequeseparavida.blogspot.com.br/

32. VIDA NOVA por Ilze
http://moranguete-ilze.blogspot.com.br/

33 CATEQUIZANDO FELIZ por Cris Menezes
http://catequesedeeucaristia.blogspot.com.br/

34 CATEQUESE SÃO FRANCISCO DE ASSIS por Heberty Costa
http://www.catequeseitalva.com.br/

35 CATEBRINCANDO por Verginia//Lurdes

http://catebrincando.blogspot.com.br/

36 CATEQUESE COM AMOR por Rosane Viana

http://catequesecomamor.blogspot.com.br/

37 TIA PAULA por Ana Paula

http://tiapaulalimeira.blogspot.com.br/

38 CATEQUISTA ROBERTA por Roberta
http://catequistaroberta.blogspot.com.br/
39 EVANGELIZAR É PRECISO por Edite
http://kantinhodafe.blogspot.com.br/

40 PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO por Luciana Dias
http://jacozinhodosenhor.blogspot.com.br/



Consagração ao Imaculado Coração de Maria

Ó coração Imaculado de Maria, repleto de bondade, mostrai-nos o vosso amor. A chama do vosso Coração, ó Maria, desça sobre todos os homens! Nós vos amamos infinitamente! Imprimi no nosso coração o verdadeiro amor, para que sintamos o desejo de Vos buscar incessantemente. Ó Maria, vós que tendes um Coração suave e humilde, lembrai-vos de nós quando cairmos no pecado. Vós sabeis que todos os homens pecam. Concedei que, por meio do vosso materno e Imaculado Coração, sejam curados de toda doença espiritual. Fazei que possamos sempre contemplar a bondade do vosso materno Coração e convertamo-nos por meio da chama do vosso Coração. Amém.