A páscoa, assim como o Natal, é repleto de símbolos, que representam desde a vida, como o Próprio Cristo, abaixo, alguns símbolos da Páscoa, retirado do livro FORMAÇÃO PARA COROINHAS 2 do Padre Luiz Miguel Duarte.
Círio Pascal – simboliza a presença de Cristo ressuscitado, luz do mundo, no meio da sua comunidade: “Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas” (Jo 8,12).
.jpg)
Coelho – é o símbolo da fecundidade, aplicado mais acertadamente à Igreja, que gera, por meio do batismo, novos filhos para a comunidade cristã.
.jpg)
Cordeiro – representa Jesus Cristo, o verdadeiro “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, isto é, realiza a plena e definitiva libertação dos fiéis (cf. Jo 1,29). Ele é o Cordeiro que atualiza, em nossos altares, sua oferta ao Pai, dando-se a nós em alimento. Segundo o livro do Apocalipse, “a salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro” (Ap 6,10).
.jpg)
Cruz – instrumento de tortura para os condenados, foi para toda a humanidade o instrumento de redenção e salvação. Jesus dizia: “Quando eu for erguido da terra, atrairei todos a mim” (Jo 12,32).
.jpg)
Fogo – nasce da faísca de pedras, representa Jesus que deixa a pedra fria do sepulcro e ressuscita para a vida.
.jpg)
Girassol – a flor do girassol, voltada para o sol, representa a comunidade dos fiéis, que volta para Jesus, a verdadeira luz do mundo.
.jpg)
Ovo – indica a promessa de vida nova. O costume de presentear pessoas com ovos de chocolate só surgiu na época em que se desenvolveu a indústria de chocolate. Antes, os ovos de galinha eram pintados com cores vivas e presenteados a pessoas queridas. Era costuma também colocar neles mensagens de Páscoa.
Fonte do Texto: Livro Formação para coroinhas 2 / Pe. Luiz Miguel Duarte.
Vamos Colorir os Símbolos da Páscoa?
Fonte:Amiguinho de Deus