Seguidores

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

PARÓQUIA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS DO BEQUIMÃO


Começa hoje a Grande Semana Missionária da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus no bairro do Bequimão seguindo a Programação Arquidiocesana em comemoração ao 400 anos de Evangelização no Maranhão.



ORAÇÃO MISSIONÁRIA DA ARQUIDIOCESE DE SÃO LUÍS - MARANHÃO

Deus Pai, rico em misericórdia e bondade, nós te damos graças por ter enviado seu Filho Jesus para libertar a humanidade da injustiça e opressão. Suscitai missionários (as) fervorosos (as) para transformar a Arquidiocese de São Luís em uma rede de comunidades eclesial, solidária e acolhedora, missionária e profética.
Deus Filho, Redentor dos homens despertai em nós o ardor missionário e dai-nos entusiasmo para acolhermos os irmãos (as) excluídos (as) de nossa sociedade, anunciando a Boa Nova do Reino por meio das Santas Missões Populares.
Deus Espírito Santo dai-nos sabedoria e coragem para nos colocarmos em estado permanente de missão, para dialogarmos com todos testemunhando Tua Palavra e dai-nos também audácia para participarmos de tua missão, construindo uma sociedade justa e fraterna.
Nossa Senhora da Vitória, discípula perfeita do Senhor e Estrela da Evangelização, anime e fortaleça o nosso esforço nas Santas Missões Populares, para que sejamos fiéis no compromisso de discípulos (as) missionários (as). Amém.

Pe. Crizantonio da C. Silva.



HINO AO QUARTO CENTENÁRIO I

COMO O PAI ME ENVIOU

Pe. Luzimar / Robson

Como o Pai me enviou
“Ide a todos proclamai”
A Mensagem de alegria
De justiça, amor e Paz

1. Nosso Deus Senhor Bendito
Pai divino criador
Pai de todas as nações
Pelo Espírito de Amor
Pelo barco das missões
Pela Cruz do Salvador
“Sob o sol e sob a Lua”
O teu nome aqui chegou

2. Com alegria e esperança
Nós viemos festejar
Nossa vida, nossa história
Hoje vamos celebrar
Nosso quarto centenário
Nosso povo faz memória
Nossas lutas, nossos dores
Nossas perdas e vitórias

3. Nosso Deus, Senhor da Vida
A ti viemos suplicar
O perdão de nossas faltas
Para os erros suplantar
Contra os povos terra-mãe
Contra tantos explorados
Dá-nos tua bênção, ó Deus
Perdoa nossos pecados.

4. Ó Maria, Mãe da Igreja
Mãe dos homens, bela aurora
Mãe de todos que caminham
Mãe de Deus, “Nossa Senhora”
Interceda junto ao Pai
Pelos povos, a nação
Clama a Deus por nossa gente
Pelo nosso Maranhão

5. Glória a Deus Trindade Santa
Glória ao Filho Redentor
Pelo Espírito Divino
Elevemos com ardor
Nossa vida, nossa história
Nosso povo sofredor
Nosso quarto centenário
Te entregamos com Amor

São Bartolomeu

24 de Agosto
Neste dia, festejamos a santidade de vida de São Bartolomeu, apóstolo de Nosso Senhor Jesus Cristo, que na Bíblia é citado com o nome de Natanael (que significa dom de Deus). Os três Evangelhos sinópticos chamam-lhe sempre Bartolomeu ou Bar-Talmay (filho de Talmay em aramaico). Nasceu em Caná da Galiléia, naquela pequena aldeia onde Jesus transformou a água em vinho. 
Bartolomeu é modelo para quem quer se deixar conduzir pelo Senhor, pois, assim encontramos no Evangelho de São João: "Filipe vai ter com Natanael e lhe diz: 'É Jesus, o filho de José de Nazaré'". Depois de externar sua sinceridade e aproximar-se do Cristo, Bartolomeu ouviu dos lábios do Mestre a sua principal característica: "Eis um verdadeiro israelita no qual não há fingimento" (Jo 1,47). 

Pertencente ao número dos doze, São Bartolomeu conviveu com Jesus no tempo da vida pública e pôde contemplar no dia-a-dia o conteúdo de sua própria profissão de fé: "Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel". Depois da Paixão, glorificação do Verbo e grande derramamento do Espírito Santo em Pentecostes, conta-nos a Tradição que o apóstolo Bartolomeu teria evangelizado na Índia, passado para a Armênia e, neste local conseguido a conversão do rei Polímio, da esposa e de muitas outras pessoas, isto até deparar-se com invejosos sacerdotes pagãos, os quais martirizaram o santo apóstolo, após o arrancarem a pele, mas não o Céu, pois perseverou até o fim.


São Bartolomeu, rogai por nós!



Consagração ao Imaculado Coração de Maria

Ó coração Imaculado de Maria, repleto de bondade, mostrai-nos o vosso amor. A chama do vosso Coração, ó Maria, desça sobre todos os homens! Nós vos amamos infinitamente! Imprimi no nosso coração o verdadeiro amor, para que sintamos o desejo de Vos buscar incessantemente. Ó Maria, vós que tendes um Coração suave e humilde, lembrai-vos de nós quando cairmos no pecado. Vós sabeis que todos os homens pecam. Concedei que, por meio do vosso materno e Imaculado Coração, sejam curados de toda doença espiritual. Fazei que possamos sempre contemplar a bondade do vosso materno Coração e convertamo-nos por meio da chama do vosso Coração. Amém.