Seguidores

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

As figuras do Advento

 Isaías

 Isaías é o profeta que, durante os tempos difíceis do exílio do povo eleito, levava a consolação e a esperança. Na segunda parte do seu livro, dos capítulos 40 - 55 (Livro da Consolação), anuncia a libertação, fala de um novo e glorioso êxodo e da criação de uma nova Jerusalém, reanimando assim os exilados.
As principais passagens deste livro são proclamadas durante o tempo do Advento num anúncio perene de esperança para os homens de todos os tempos. Ele que no capítulo 7 do seu livro já anuncia a vinda do Senhor

João Batista

É o último dos profetas e segundo o próprio Jesus, "mais que um profeta", "o maior entre os que nasceram de mulher", o mensageiro que veio diante d'Ele a fim de lhe preparar o caminho, anunciando a sua vinda (Lc 7, 26 - 28), pregando aos povos a conversão, pelo conhecimento da salvação e perdão dos pecados (Lc 1, 76s).
A figura de João Batista ao ser o precursor do Senhor e aponta como presença já estabelecida no meio do povo, encarna todo o espírito do Advento. Por isso ele ocupa um grande espaço na liturgia desse tempo, em especial no segundo e no terceiro domingo.
João Batista é o modelo dos que são consagrados a Deus e que, no mundo de hoje, são chamados a também ser profetas e profetisas do reino, vozes no deserto e caminho que sinaliza para o Senhor, permitindo, na própria vida, o crescimento de Jesus e a diminuição de si mesmo, levando, por sua vez os homens a despertar do torpor do pecado.


José

Nos textos bíblicos do Advento, se destaca José, esposo de Maria, o homem justo e humilde que aceita a missão de ser o pai adotivo de Jesus. Ao ser da descendência de Davi e pai legal de Jesus, José tem um lugar especial na encarnação, permitindo que se cumpra em Jesus o título messiânico de "Filho de Davi".
José é justo por causa de sua fé, modelo de fé dos que querem entrar em diálogo e comunhão com Deus.

Advento

Liturgicamente, o tempo do Advento (do latim adventus = chegada) corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal. As quatro velas representam essas quatro semanas e serão acesas, uma a uma, desde o primeiro domingo do Advento até o quarto domingo, sucessivamente. Via de regra as cores das velas devem corresponder à cor do tempo litúrgico - roxa -, diferenciando-se a terceira vela - rosa - como alegre preparação para a vinda do Senhor.

Neste sentido, relembramos que as vestes litúrgicas devem ser de cor roxa, como sinal de nossa conversão em preparação para o Natal, com exceção do terceiro domingo, onde o rosa substitui o roxo, revelando o Domingo da Alegria (ou Domingo Gaudette). O Advento deve ser tempo de celebração onde a sobriedade e a moderação são características peculiares da liturgia, evitando-se antecipar a plena alegria da festa do Natal de Jesus. Por isso, neste período não se entoa o "Glória" e nossos passos, nesse recolhimento, seguem em direção ao sublime momento do nascimento de Jesus.

AS QUATRO VELAS

Rito - Na celebração eucarística, um pequeno rito pode ser colocado no início da celebração, liturgia da palavra ou qualquer outro momento conforme o designar o celebrante. O acender das velas, normalmente é aberto com a bênção das velas, canto e oração própria. Seria também muito próprio fazer, em nossas casas, uma breve oração e acendimento das velas nos Domingos que antecedem o natal.


1º Domingo do Advento - Acende-se a PRIMEIRA VELA

A luz nascente nos conclama a refletir e aprofundar a proximidade do Natal, onde Cristo, Salvador e Luz do mundo brilhará para a humanidade. Lembra ainda o perdão concedido a Adão e Eva. A cor roxa nos recorda nossa atitude de vigilância diante da abertura e espera do Senhor que virá.

Oração:
A luz de Cristo, que esperamos neste Advento, enxugue todas as lágrimas, acabe com todas as trevas, consolem quem está triste e encha nossos corações da alegria de preparar sua vinda neste novo ano de graça!

2º Domingo do Advento - Acende-se a SEGUNDA VELA

A segunda vela acesa nos convida ao desejo de conversão, arrependimento dos nossos pecados e também o compromisso de prepararmos, assim como São João Batista, o caminho do Senhor que virá. Esta vela lembra ainda a fé dos patriarcas e de São João Batista, que anuncia a salvação para todos os povos.

Oração:
A luz de Cristo, que esperamos neste Advento, enxugue todas as lágrimas, acabe com todas as trevas, consolem quem está triste e encha nossos corações da alegria de preparar sua vinda neste novo ano de graça!

3º Domingo do Advento - Acende-se a TERCEIRA VELA (Rosa)


A terceira vela acesa nos convida à alegria e ao júbilo pela aproximação da chegada de Jesus. A cor litúrgica de hoje, o rosa, indica justamente o Domingo da Alegria, ou o Domingo Gaudette, onde transborda nosso coração de alegria pela proximidade da chegada do Senhor. Esta vela lembra ainda a alegria celebrada pelo rei Davi e sua promessa que, agora, está se cumprindo em Maria.

Oração:Alegrai-vos sempre no Senhor! De novo vos digo: Alegrai-vos! O Senhor está perto"

4º Domingo do Advento - Acende-se a QUARTA VELA

A quarta vela marca os passos de preparação para acolher o Salvador, nossa expectativa da chegada definitiva da Luz ao mundo. Simboliza ainda nossa fé em Jesus Cristo, que ilumina todo homem que vêm a este mundo e também os ensinamentos dos profetas, que anunciaram a chegada do Salvador.

Oração:Céus, deixai cair o orvalho, nuvens, chovei o justo; abra-se a terra, e brote o Salvador!

Fonte:http://www.paginaoriente.com

ROTEIRO PARA OS ENCONTROS CATEQUÉTICOS DA CF 2012

SAIU O LIVRINHO COM OS SUBSÍDIOS CATEQUÉTICOS DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012!


Parabéns para Ângela e Helena Okano pelo Livro de Encontros Catequéticos e pela dedicação!
Depois que sou CO-AUTORA dos roteiros, junto com a Helena Okano, catequista aqui de Londrina - PR!!

Em julho passado, eu e minha amiga Leninha, passamos mais de um mês trabalhando na construção dos roteiros... Um presente que nos foi dado pela Ir. Zélia Batista, então assessora de catequese da CNBB. Sim um presente! Pois foi com enorme alegria e carinho que construímos os encontros.

Nem posso dizer da minha alegria ao ver o livrinho dos encontros publicado! Deu um trabalho danado pra gente construir dinâmicas e brincadeiras encima de um tema tão pesado como é a “doença”. Mas acho que conseguimos dar leveza a um assunto tão importante como é a saúde pública em nosso país. Aliás, aconselho vocês a lerem oTexto Base da Campanha onde nos baseamos para construir os encontros.

E comprem o livrinho! É das Edições CNBB e custa só R$ 1,30, tem em todas as livrarias católicas. 
Só para dar uma “palhinha”, aí vai a introdução do livrinho:

Introdução

A Pastoral Catequética, ligada a crianças e jovens, exerce um papel fundamental de educação e informação com vistas a um futuro digno para todas as pessoas. Assim pensando, a Comissão Episcopal de Animação Bíblico-Catequética apresenta os subsídios catequéticos que norteiam a Campanha da Fraternidade de 2012 que tem como tema “Fraternidade e a Saúde Pública”. 

Cinco encontros foram pensados a partir da reflexão feita pelo Texto Base da CF sobre a temática da saúde, sem, no entanto, deixar de lado os aspectos de um aprendizado lúdico aos catequizandos. Cabe, é claro, a cada catequista, adaptá-los a idade de seus catequizandos, ao tempo disponível, enfatizando aquilo que é realidade de sua comunidade.

No primeiro encontro, fazemos uma reflexão sobre a Dignidade Humana e a Cidadania à luz da criação do homem como filho de Deus e, portanto, digno de respeito. Na sequência refletimos sobre a Promoção da Saúde. Em continuidade ao assunto, no encontro seguinte enfocamos os Desafios da Saúde no Brasil. No quarto encontro, refletimos que a saúde e a Salvação estão em nossas mãos.

Como quinto encontro, contextualizado na passagem bíblica da parábola do Bom Samaritano, é proposta uma celebração pelo método da Leitura Orante da Bíblia, processo cada vez mais necessário à compreensão e à vivência da Palavra de Deus, conforme clama a nossa Igreja. 

Esperamos que estes subsídios catequéticos, fundamentados nos objetivos da CF 2012, ajudem os catequistas na promoção de uma catequese fundamentada no projeto de Deus de uma vida melhor para seus filhos e de uma sociedade justa, igualitária e solidária.

Que a Saúde se difunda sobre a terra!
                                                                                                                                             Ângela Rocha
Helena Okano
Gostaríamos muito, também, de receber a opinião dos catequistas sobre os encontros, acrescentando que eles podem ser enriquecidos ainda mais pelas contribuições de vocês.Enviem suas opiniões e sugestões.

http://catequeseebiblia.blogspot.com/

Consagração ao Imaculado Coração de Maria

Ó coração Imaculado de Maria, repleto de bondade, mostrai-nos o vosso amor. A chama do vosso Coração, ó Maria, desça sobre todos os homens! Nós vos amamos infinitamente! Imprimi no nosso coração o verdadeiro amor, para que sintamos o desejo de Vos buscar incessantemente. Ó Maria, vós que tendes um Coração suave e humilde, lembrai-vos de nós quando cairmos no pecado. Vós sabeis que todos os homens pecam. Concedei que, por meio do vosso materno e Imaculado Coração, sejam curados de toda doença espiritual. Fazei que possamos sempre contemplar a bondade do vosso materno Coração e convertamo-nos por meio da chama do vosso Coração. Amém.