Seguidores

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Apresentação do Menino Jesus no Templo - Dia do Consagrado



Passado quarenta dias após o nascimento de Jesus, e em em obediência à lei de Moisés (Ex 13, 11-13), Maria   leva o  recém-nascido ao templo, para ser apresentado, e José, a humilde oferta, que a mãe devia apresentar. Ao oferecer Jesus, Maria oferece-Se também com Ele, e durante toda a vida de Jesus, estará sempre ao lado do Filho, dando a Sua colaboração para a obra da Redenção.


O dia 02 de fevereiro também é lembrado, como o Dia do Consagrado.


A celebração de 02 de fevereiro partiu da influência da igreja de Roma, para as demais dioceses do mundo, onde religiosos festejavam o dia. Sendo celebrado desde há muito tempo, somente em 1997 que o Papa João Paulo II instituiu o Dia do Consagrado a 2 de fevereiro, festa da Apresentação do Senhor, quando a principal leitura bíblica da missa recorda que a mãe de Jesus o levou ao templo de Jerusalém para o oferecer a Deus, em obediência aos preceitos judaicos. 

Para o Papa, a data servia para três objetivos:

  • Louvar Jesus e agradecer o Senhor o Dom da vida da consagrada; 
  • Promover o conhecimento e a estima pela vida consagrada, por parte de todo o povo de Deus; 
  • E o terceiro que vai diretamente às pessoas consagradas, que eram convidadas a fazer a celebração em conjunto e solenemente a todas as maravilhas realizadas pelo Senhor.

Consagração ao Imaculado Coração de Maria

Ó coração Imaculado de Maria, repleto de bondade, mostrai-nos o vosso amor. A chama do vosso Coração, ó Maria, desça sobre todos os homens! Nós vos amamos infinitamente! Imprimi no nosso coração o verdadeiro amor, para que sintamos o desejo de Vos buscar incessantemente. Ó Maria, vós que tendes um Coração suave e humilde, lembrai-vos de nós quando cairmos no pecado. Vós sabeis que todos os homens pecam. Concedei que, por meio do vosso materno e Imaculado Coração, sejam curados de toda doença espiritual. Fazei que possamos sempre contemplar a bondade do vosso materno Coração e convertamo-nos por meio da chama do vosso Coração. Amém.