Seguidores

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Festa da Misericórdia Divina

A NOVENA À DIVINA MISERICÓRDIA
(Do DIÁRIO de santa Irmã Faustina)



Desejo que a Festa da Misericórdia seja refúgio e abrigo para todas as almas, especialmente para os pecadores. Neste dia, estão abertas as entranhas da Minha Misericórdia. Derramo todo um mar de graças sobre as almas que se aproximam da fonte da Minha misericórdia. A alma que se confessar e comungar alcançará o perdão das culpas e das penas. Nesse dia, estão abertas todas as comportas divinas, pelas quais fluem as graças. Que nenhuma alma tenha medo de se aproximar de Mim, ainda que seus pecados sejam como escarlate. A Minha misericórdia é tão grande que, por toda a eternidade, nenhuma mente, nem humana, nem Angélica a aprofundará. Tudo o que existe saiu das entranhas da Minha misericórdia. Toda alma contemplará em relação a Mim, por toda a eternidade, todo o Meu amor e a Minha misericórdia. A Festa da Misericórdia saiu das Minhas entranhas. Desejo que seja celebrada solenemente no primeiro domingo depois da Páscoa. A humanidade não terá a paz enquanto não se voltar à fonte da Minha misericórdia. (Diário 699)

NOVENA à Misericórdia Divina que Jesus me mandou escrever e rezar antes da Festa da Misericórdia, Começa na sexta-feira Santa. (A Festa da Misericórdia Divina acontece no primeiro domingo após a Páscoa.)


Primeiro Dia 

Intenção: “Hoje traze-Me a humanidade inteira, especialmente todos os pecadores e mergulha-os no oceano da Minha Misericórdia. Com isso Me consolarás na amarga tristeza em que Me afunda a perda das almas”... 

Ó Misericordioso Jesus, cujas mais sublimes prerrogativas são a Misericórdia e o Perdão, não olheis os nossos pecados, mas a confiança que temos na Vossa infinita bondade; tomai-nos todos sob a proteção do Vosso Misericordioso Coração; não desprezeis ninguém. Nós vo-lo pedimos pelo Amor que Vos une ao Pai e ao Espírito Santo na unidade da SS. Trindade. 

Oração: Eterno Pai, olhai com os olhos da Vossa Misericórdia toda a humanidade e sobretudo os Vossos pobres filhos, cuja a única esperança é o Coração do Vosso Filho Senhor Nosso, Jesus Cristo. Pêlos méritos da Sua dolorosa Paixão derramai sobre nós a Vossa Misericórdia, afim de que glorifiquemos por todos os séculos a Vossa onipotência. Amém. Pai- Nosso, Ave Maria e Glória. 

TERÇO DA MISERICÓRDIA 

Segundo Dia 

Intenção: “Hoje traze-Me as almas dos sacerdotes e religiosos e mergulha-as na Minha insondável Misericórdia. Elas Me deram força para suportar a amarga Paixão. Por elas, como por canais, corre para a humanidade a Minha Misericórdia”... 

Ó Misericordioso Jesus, fonte de todo bem, aumentai a Gra­ça nas almas dos Sacerdotes e Religiosos, afim de que possam cumprir com decoro e com fruto seus deveres na Vossa vinha. Fazei que eles com a palavra e com o exemplo, levem todos os homens a honrar a Vossa Misericórdia. 

Oração: Eterno Pai, olhai com os olhares da Vossa Misericórdiae escol daqueles que trabalham a Vossa vinha, as almas dos Sa­cerdotes, Religiosos e Religiosas, que são objetos de particular Amor de Vosso Filho e Senhor Nosso, Jesus Cristo. Ajudai-nos com a força da Vossa bênção e concedei-lhes a Vossa luz de mo­do que, repletos de zelo, guiem os fiéis no caminho da Salvação e lhes transmitam a Vossa Misericórdia. Amém! 
Pai-Nosso, Ave Maria e Glória. 

TERÇO DA MISERICÓRDIA 

Terceiro Dia 

Intenção: “Hoje traze-Me todas as almas piedosas e fiéis e mergulha-as no oceano de Minha Misericórdia. Estas almas consolaram-Me na Via-sacra; foram aquela gota de consolações em meio ao mar de amarguras”... 

Ó Misericordioso Jesus, Vós que espalhais sobre todos os homens as copiosas Graças contidas no tesouro da Divina Mise­ricórdia, acolhei todos os fiéis cristãos sob a proteção do Vosso Misericordioso Coração e não desprezeis nenhum. Nós vô-lo pedimos pelo Amor que vos liga ao Pai e ao Espírito Santo na unidade da Santa e Imperscrutável Trindade. 

Oração: Eterno Pai, olhai com os olhares da Vossa Misericórdia as almas dos fiéis, e pela dolorosa Paixão do Vosso Filho, enviai-lhes a Vossa bênção! Fazei que não percam mais o Vosso Amor e o tesouro da Santa Fé, mas exaltem a Vossa Misericórdia junto com a assembléia dos Anjos e dos Santos, por toda a Eternida­de. Amém.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória. 

TERÇO DA MISERICÓRDIA 

Quarto Dia

Intenção: “Hoje traze-Me os pagãos e aqueles que ainda não Me conhecem e nos quais pensei em Minha amarga Paixão. Seu futuro zelo consolou Meu Coração. Mergulha-os no mar de Minha Misericórdia”. 

Ó Misericordioso Jesus, que sois a luz do mundo, acolhei sob a proteção do Vosso Coração Misericordioso às almas dos pagãos e dos infiéis que ainda não Vos conhecem. Fazei que o raio da Vossa Graça os ilumine, para que conosco, também eles exaltem as maravilhas da Vossa Misericórdia por toda a Eternidade. 

Oração: Eterno Pai, olhai com os olhares da Vossa Misericórdia as almas dos pagãos e dos infiéis que não conhecem ainda o Coração Misericordioso do Vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo. Iluminai-os com a luz do Vosso Santo Evangelho, para que compreendam que felicidade seja amar-vos exaltar a Vossa Misericórdia por toda a Eternidade. Amém. 
Pai-Nosso, Ave Maria e Glória. 

TERÇO DA MISERICÓRDIA 

Quinto Dia 

Intenção: “Hoje traze-Me as almas dos Cristãos separados da Unidade da Igreja e mergulha-as no mar de Minha Misericórdia. Em Minha amarga Paixão dilaceravam Meu Corpo e Meu Coração, isto é, a Minha Igreja. Quando voltam à unidade da Igreja, cicatrizam-se as Minhas Chagas e dessa maneira eles aliviam a Minha Paixão”. 

Ó Misericordioso Jesus, Vós que sois a mesma bondade e não recusais a Vossa luz aqueles que a imploram, ponde sob a proteção do Vosso Coração Misericordioso às almas dos herejes e dos cismáticos e com a luz da Vossa Graça atrai-as ao grêmio da Santa Igreja, para que juntamente conosco exaltem a Vossa Misericórdia por toda a Eternidade. 

Oração: Eterno Pai, olhai com os olhares da Vossa Misericórdia as almas dos herejes e dos cismáticos, que com o abuso da Vos­sa Graça perderam aquele tesouro e insistem no seu erro; não olheis a sua obstinação, mais dignai-vos recordar o Amor doVosso Filho e sua dolorosa Paixão, antes da qual Vos suplicava com tanto fervor "que todos sejam uma só cousa". Fazei que estas almas retornem ao caminho que conduz a vós e exaltem conosco a Vossa Misericórdia por toda a Eternidade. Amém.
Pai-Nosso, Ave Maria e Glória. 

TERÇO DA MISERICÓRDIA 

Sexto Dia 

Intenção: “Hoje traze-Me as almas mansas, assim como as almas das criancinhas, e mergulha-as em Minha Misericórdia. Estas almas são as mais semelhantes ao Meu Coração. Elas reconfortaram-Me em Minha amarga Paixão da Minha agonia. Eu as vi quais anjos terrestres que futuramente iriam velar junto a Meus altares. Sobre elas derramo torrentes de graças. Só a alma humilde é capaz de aceitar Minha graça; às almas humildes favoreço com Minha confiança”. 

Ó Misericordioso Jesus, Vós que dissestes: "Aprendei de mim que sou manso e humilde de Coração;" acolhei, sob a pro­teção do Vosso Misericordioso Coração as almas das crianças e as do que, mansos e humildes, se lhes assemelham. Eles flores­cem diante do Trono do Pai Celeste como coroas odoríficas que rejubilam o Céu. Fazei que estas almas permaneçam salvas no Vosso Coração exaltem a Vossa Misericórdia por toda a Eter­nidade. 

Oração: Eterno Pai, olhai com os olhares da Vossa Misericórdia os pequeninos e todas as almas mansas e humildes que são mais semelhantes ao Vosso amado Filho e que aos pés do Vosso Tro­no, Vos rejubilam, ó Pai de Misericórdia, com o perfume de suas virtudes. Nós Vos pedimos, pela alegria que Vos proporcionam es­tas almas, abençoai-nos e ao mundo inteiro, para que possamos exaltar a Vossa Misericórdia por toda a Eternidade. Amém. 
Pai-Nosso, Ave e Glória. 

TERÇO DA MISERICÓRDIA 

Sétimo Dia 

Intenção: “Hoje traze-Me as almas que veneram e glorificam de maneira especial Minha Misericórdia e mergulha-as em Minha Misericórdia. Estas almas foram as que mais sofreram por causa da Minha Paixão e penetraram mais profundamente em Meu espírito. Elas são a imagem viva de Meu Coração compassivo. Estas almas brilharão com especial fulgor na vida futura. Nenhuma delas irá ao fogo do Inferno; defenderei cada uma delas de maneira especial na hora da morte”. 

Ó Misericordioso Jesus, o Vosso Coração cheio de compai­xão, é o próprio Amor...Acolhei sob a proteção do Vosso Cora­ção Misericordioso as almas que se dedicam à propagação da Divina Misericórdia e cujas grandezas exaltam. Assisti às almas que tiram toda a força da Graça Divina e unidas convosco, nas dores e nas provações, querem levar sobre seus frágeis ombros o enorme peso dos males que afligem a humanidade inteira. Dignai-vos cumulá-las com o dom da fortaleza, da paciência e da perseverança. 

Oração: Eterno Pai, olhai com os olhares da Vossa Misericórdia as almas daqueles que com zelo particular adoram a Vossa Infinita Misericórdia, que com palavras e obras Vos glorificam e imitam, sendo misericordioso para com seus irmãos; concedei, Vos pedimos, a estas almas que cheias de esperanças, se voltam para Vós, a Graça sempre maior da Vossa Misericórdia, consoante a Vossa promessa de "protegê-los em toda a parte, como Vos­sa própria Glória, sempre e particularmente na hora da morte". Amém. 
Pai-Nosso, Ave e Glória. 

TERÇO DA MISERICÓRDIA 

Oitavo Dia 

Intenção: “Hoje traze-Me as almas que se encontram na prisão do Purgatório e mergulha-as no abismo da Minha Misericórdia; que as torrentes de Meu Sangue refresquem seu ardor. Todas estas almas são muito amadas por Mim, pagam as dívidas à Minha Justiça. Está em teu alcance trazer-lhes alívio. Tira do tesouro de Minha Igreja todas as indulgências e oferece-as por elas. Oh, se conhecesses seu tormento, incessantemente oferecerias por elas a esmolas do espírito e pagarias suas dívidas à Minha Justiça”. 

Ó Misericordioso Jesus, que dissestes: "Sede Misericordioso como é Misericordioso o meu Pai", ponde sob a proteção do Vosso Misericordioso Coração as almas do Purgató­rio! Possam as torrentes do Sangue e da Água, que correm do Vosso Misericordioso Coração, apagar as chamas do Purgató­rio, para que até lá seja louvada a infinita potência de Vossa Misericórdia. 

Oração: Eterno Pai, olhai com os olhares da Vossa Misericórdia as pobres almas do Purgatório, pela dolorosa Paixão de Nos­so Salvador e pela amargura que naquela hora encheu o seu SS.Coração, demonstrai a Vossa Misericórdia aqueles que se constrangem sob a Vossa justa cólera. Olhai, Vos pedimos, estas almas somente através das feridas do Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em que a Misericórdia- supera a justiça. Amém. 
Pai-Nosso, Ave e Glória. 

TERÇO DA MISERICÓRDIA 

Nono Dia 

Intenção: “Hoje traze-Me as almas tíbias e mergulha-as no abismo da Minha Misericórdia. Estas almas ferem mais dolorosamente Meu Coração. Foi da alma tíbia que Minha Alma sentiu repugnância no Horto. Elas levaram-Me a dizer: Pai afasta de Mim este cálice, se assim for Vossa vontade. Para elas, a última tábua de salvação é recorrer à Minha Misericórdia”. 

Ó Misericordioso Jesus, que sois a bondade mesma, aco­lhei sob a proteção do Vosso Misericordioso Coração  todas as almas tíbias, que semelhantes a cadáveres corrompidos, Vos encheram de horror no Getsêmani. Derretei o gelo destas al­mas com o fogo do Vosso Amor, para que possam elas exaltar a Vossa Infinita Misericórdia por toda a eternidade. 

Oração : Eterno Pai, olhai com os olhos da Vossa Misericórdia as almas tíbias, que no jardim de Getsêmani arrancaram ao pie­dosíssimo Coração do Vosso Filho a dolorosa súplica: "Afas­tai de mim este cálice". Pela amarga Paixão de Vosso dueto Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, e pela Sua Agonia na Cruz, Vos pedimos as inflameis  de novo zelo pela Vossa Glória; derramai em seus corações o verdadeiro Amor, afim de que possam entregar-se às obras de Misericórdia aqui na terra, e exaltar a Vossa Misericórdia por toda eternidade no céu. Amém. 
Pai-Nosso, Ave e Glória 

TERÇO DA MISERICÓRDIA 

Santa Faustina

Fonte: Livro Sagrado Coração de Jesus -Jesus Peregrino 
             Paróquia do Sagrado Coração de Jesus

INDULGÊNCIA PLENÁRIA

NA FESTA DA MISERICÓRDIA.

DECRETO DO VATICANO.

Anexadas indulgências aos atos de culto, realizados em honra da Misericórdia Divina.

"A tua misericórdia, ó Deus, não conhece limites e é infinito o tesouro da tua bondade... (Oração depois do Hino "Te Deum") e "Ó Deus, que revelas a tua onipotência sobretudo com a misericórdia e com o perdão..." (Oração do Domingo XXVI do Tempo Comum), canta humilde e fielmente a Santa Mãe Igreja. De fato, a imensa condescendência de Deus, tanto em relação ao gênero humano no seu conjunto como ao de cada homem individualmente, resplandece de maneira especial quando pelo próprio Deus onipotente são perdoados pecados e defeitos morais e os culpados são paternalmente readmitidos na sua amizade, que merecidamente perderam.

Os fiéis com profundo afeto da alma são por isto atraídos para comemorar os mistérios do perdão divino e para os celebrar plenamente, e compreendem de maneira clara a máxima conveniência, aliás o dever de que o Povo de Deus louve com fórmulas particulares de oração a Misericórdia Divina e, ao mesmo tempo, cumpra com sentimentos de gratidão as obras pedidas e tendo cumprido as devidas condições, obtenha vantagens espirituais derivadas do Tesouro da Igreja. "O mistério pascal é o ponto culminante desta revelação e atuação da misericórdia, que é capaz de justificar o homem, e de restabelecer a justiça como realização daquele desígnio salvífico que Deus, desde o princípio, tinha querido realizar no homem e, por meio do homem, no mundo" (Carta enc. Dives in misericordia, 7).

Na realidade, a Misericórdia Divina sabe perdoar até os pecados mais graves, mas, ao fazê-lo, estimula os fiéis a conceber uma dor sobrenatural, não meramente psicológica, dos próprios pecados, de forma que, sempre com a ajuda da graça divina, formulem um firme propósito de não voltar a pecar. Tais disposições da alma obtêm efetivamente o perdão dos pecados mortais quando o fiel recebe frutuosamente o sacramento da Penitência ou se arrepende dos mesmos mediante um ato de caridade e de sofrimento perfeitos, com o propósito de retomarem o mais depressa possível a prática do próprio sacramento da Penitência: de fato, Nosso Senhor Jesus Cristo na parábola do filho pródigo ensina-nos que o pecador deve confessar a sua miséria a Deus dizendo: "Pai, pequei contra o Céu e contra ti; já não sou digno de ser chamado teu filho" (Lc 15, 18-19), admoestando que isto é obra de Deus:"estava morto e reviveu; estava perdido e encontrou-se" (Ibid., 15, 32).

Por isso, com providencial sensibilidade pastoral, o Sumo Pontífice João Paulo II, a fim de infundir profundamente na alma dos fiéis estes preceitos e ensinamentos da fé cristã, movido pela suave consideração do Pai das Misericórdias, quis que o segundo Domingo de Páscoa fosse dedicado a recordar com especial devoção estes dons da graça, atribuindo a esse Domingo a denominação de "Domingo da Misericórdia Divina" (Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Decreto Misericors et miserator, 5 de Maio de 2000).

O Evangelho do segundo Domingo de Páscoa descreve as maravilhas realizadas por Cristo Senhor no próprio dia da Ressurreição na primeira aparição pública: "Na tarde desse dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se achavam juntos, com medo dos judeus, veio Jesus pôr-Se no meio deles e disse-lhes: "A paz seja convosco". Dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Alegraram-se os discípulos, vendo o Senhor. E Ele disse-lhes de novo: "A paz seja convosco. Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós". Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: "Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; aqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos" (Jo 20, 19-23).

Para fazer com que os fiéis vivam com piedade intensa esta celebração, o mesmo Sumo Pontífice estabeleceu que o citado Domingo seja enriquecido com a Indulgência Plenária, como será indicado a seguir, para que os fiéis possam receber mais amplamente o dom do conforto do Espírito Santo e desta forma alimentar uma caridade crescente para com Deus e o próximo e, obtendo eles mesmos o perdão de Deus, sejam por sua vez induzidos a perdoar imediatamente aos irmãos.

Desta forma, os fiéis observaram mais perfeitamente o espírito do Evangelho, acolhendo em si a renovação ilustrada e introduzida pelo Concílio Ecumênico Vaticano II: "Lembrados das palavras do Senhor: Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros (Jo 13, 35), os cristãos não podem formular desejo mais vivo do que servir os homens do seu tempo com uma generosidade cada vez maior e mais eficaz... A vontade do Pai é que reconheçamos e amemos efetivamente Cristo nosso Irmão, em todos os homens, com a palavra e as obras" (Const. past. Gaudium et spes, 93).

Por conseguinte, o Sumo Pontífice animado pelo fervoroso desejo de favorecer o mais possível no povo cristão estes sentimentos de piedade para com a Misericórdia Divina, devido aos riquíssimos frutos espirituais que disto se podem esperar, na Audiência concedida a 13 de Junho de 2002 aos abaixo assinados Responsáveis da Penitenciaria Apostólica, dignou-se conceder-nos Indulgências nos seguintes termos:

Concede-se a Indulgência plenária nas habituais condições (Confissão sacramental, Comunhão eucarística e orações segundo a intenção do Sumo Pontífice) ao fiel que no segundo Domingo de Páscoa, ou seja, da "Misericórdia Divina", em qualquer igreja ou oratório, com o espírito desapegado completamente da afeição a qualquer pecado, também venial, participe nas práticas de piedade em honra da Divina Misericórdia, ou pelo menos recite, na presença do Santíssimo Sacramento da Eucaristia, publicamente exposto ou guardado no Tabernáculo, o Pai-Nosso e o Credo, juntamente com uma invocação piedosa ao Senhor Jesus Misericordioso (por ex., "Ó Jesus Misericordioso, confio em Ti")

Concede-se a Indulgência parcial ao fiel que, pelo menos com o coração contrito, eleve ao Senhor Jesus Misericordioso uma das invocações piedosas legitimamente aprovadas.

Também aos homens do mar, que realizam o seu dever na grande extensão do mar; aos numerosos irmãos, que os desastres da guerra, as vicissitudes políticas, a inclemência dos lugares e outras causas do gênero, afastaram da pátria; aos enfermos e a quantos os assistem e a todos os que, por uma justa causa, não podem abandonar a casa ou desempenham uma atividade que não pode ser adiada em benefício da comunidade, poderão obter a Indulgência plenária no Domingo da Divina Misericórdia, se com total detestação de qualquer pecado, como foi dito acima, e com a intenção de observar, logo que seja possível, as três habituais condições, recitem, diante de uma piedosa imagem de Nosso Senhor Jesus Misericordioso, o Pai-Nosso e o Credo, acrescentando uma invocação piedosa ao Senhor Jesus Misericordioso (por ex., "Ó Jesus Misericordioso, Confio em Ti").

Se nem sequer isto pode ser feito, naquele mesmo dia poderão obter a Indulgência plenária todos os que se unirem com a intenção de espírito aos que praticam de maneira ordinária a obra prescrita para a Indulgência e oferecem a Deus Misericordioso uma oração e juntamente com os sofrimentos das suas enfermidades e os incômodos da própria vida, tendo também eles o propósito de cumprir logo que seja possível as três condições prescritas para a aquisição da Indulgência plenária.

Os sacerdotes, que desempenham o ministério pastoral, sobretudo os párocos, informem da maneira mais conveniente os seus fiéis desta saudável disposição da Igreja, disponham-se com espírito imediato e generoso a ouvir as suas confissões, e no Domingo da Misericórdia Divina, depois da celebração da Santa Missa ou das Vésperas, ou durante uma prática piedosa em honra da Misericórdia Divina, guiem, com a dignidade própria do rito, a recitação das orações acima indicadas: por fim, sendo "Bem-aventurados e misericordiosos, porque encontrarão misericórdia" (Mt 5, 7), ao ensinar a catequese estimulem docemente os fiéis a praticar todas as vezes que lhes for possível obras de caridade ou de misericórdia, seguindo o exemplo e o mandato de Jesus Cristo, como é indicado na segunda concessão geral do "Enchiridion Indulgentiarum".

Este Decreto tem vigor perpétuo. Não obstante qualquer disposição contrária.

Roma, Sede da Penitenciaria Apostólica, 29 de Junho de 2002, solenidade dos santos Apóstolos Pedro e Paulo.

D. Luigi de MAGISTRIS Pró-Penitenciário-Mor

Gianfranco GIROTTI, O.F.M. Conv. Regente

Fonte: www.derradeirasgracas.com

Consagração ao Imaculado Coração de Maria

Ó coração Imaculado de Maria, repleto de bondade, mostrai-nos o vosso amor. A chama do vosso Coração, ó Maria, desça sobre todos os homens! Nós vos amamos infinitamente! Imprimi no nosso coração o verdadeiro amor, para que sintamos o desejo de Vos buscar incessantemente. Ó Maria, vós que tendes um Coração suave e humilde, lembrai-vos de nós quando cairmos no pecado. Vós sabeis que todos os homens pecam. Concedei que, por meio do vosso materno e Imaculado Coração, sejam curados de toda doença espiritual. Fazei que possamos sempre contemplar a bondade do vosso materno Coração e convertamo-nos por meio da chama do vosso Coração. Amém.