Seguidores

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O Setor Pré-Matrimonial


O Setor Pré-Matrimonial é um dos três setores da estrutura da Pastoral Familiar, conforme proposto pelo Diretório da Pastoral Familiar da CNBB. A preparação para o Matrimonio, no que cabe à Pastoral Familiar, é predominantemente tarefa do setor que pode trabalhar diretamente com a criança a partir de sete ou oito anos de idade, até o casamento. Como existe ligação entre todo o trabalho realizado pela pastoral, é claro que as atividades dos outros setores também influenciam na preparação do matrimônio. 

È importante lembrar que nem toda a preparação para o matrimonio é tarefa da Pastoral Familiar. Na verdade, esta formação é um dever e direito da família. A ação pastoral está sendo necessária porque a família está tendo dificuldades de existir de modo estável e de cumprir esta missão importante. È também oportuno enfatizar que o “Encontro de Noivos” atividade mais difundia da Pastoral Familiar, é apenas um dos eventos/atividades do Setor Pré-Matrimonial. O Setor tem desafios muitos mais amplos. Envolve uma preparação mais remota de danos ao adolescente e ao jovem.

Na “Familiaris Consortio”, que tem décadas desde sua publicação, o Papa João Paulo II já alertava para urgência deste desafio. “A preparação para o matrimônio deve ver-se a atuar-se como um processo gradual e contínuo. Compreende uma preparação remota, outra próxima e uma outra imediata”. (FC66). 

Esta preocupação vai nos desafiar a realizar uma contínua educação para o casamento, entretanto o que ainda predomina na maioria das paróquias é apenas o encontro de noivos.

Texto extraído do Livro Pastoral Familiar – Setor Pré-Matrimonial – Preparação Remota, Próxima e Imediata – CNBB/CNPF/INAPAF





Curso de Noivos

Curso de Noivos da Pastoral Familiar
Paróquia do Sagrado Coração de Jesus do Bequimão
Diretor Espiritual: Frei Luis Henrique (Pároco)
Coordenador Geral: DURANS E HELENA

Equipe do Pilar Pré-Matrimônio

 Membros:
Gerson e Helena
Lisboa e Jaci
André e Vânia 
Antonio e Vera 
Bernardo e Lucivane 
Vera e Antonio
Dagmar
Nogueira e Ilma
Júlio e Joana
 Antonio Carlos e Terezinha
Júlio e Márcia 
Zé e Aridalva 



Consagração ao Imaculado Coração de Maria

Ó coração Imaculado de Maria, repleto de bondade, mostrai-nos o vosso amor. A chama do vosso Coração, ó Maria, desça sobre todos os homens! Nós vos amamos infinitamente! Imprimi no nosso coração o verdadeiro amor, para que sintamos o desejo de Vos buscar incessantemente. Ó Maria, vós que tendes um Coração suave e humilde, lembrai-vos de nós quando cairmos no pecado. Vós sabeis que todos os homens pecam. Concedei que, por meio do vosso materno e Imaculado Coração, sejam curados de toda doença espiritual. Fazei que possamos sempre contemplar a bondade do vosso materno Coração e convertamo-nos por meio da chama do vosso Coração. Amém.