Seguidores

quinta-feira, 15 de março de 2012

Programação "Quartas de Paz 2012"

“São Luís: + 400 com saúde, justiça e paz” 
Tema central das Quartas de Paz 2012



 A primeira Quarta de Paz será no dia 21 de março às 19:00 horas no auditório da Livraria Paulus com o tema “Saúde: direito ou comércio?” Ao longo do ano iremos aprofundar o tema Saúde (C.F. 2012) e o quarto centenário de São Luís. Veja todas as datas e os temas de cada mês.

O Projeto Quartas de Paz se consolidou, a partir dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, como um espaço de formação aberto à sociedade e aos jovens seminaristas, religiosos e religiosas, lideranças de Igreja, com o objetivo de possibilitar o aprofundamento de questões sociais que ferem a dignidade da pessoa humana e ameaçam a vida.


Círio Pascal: o que é?

O Tempo da Páscoa ou Tempo Pascal vai do domingo da Páscoa até a Solenidade de Pentecostes (Festa do Espírito Santo). Durante este período, o Círio Pascal (aquela vela grande que é acesa durante a Vigília Pascal, no Sábado de Aleluia) fica junto ao altar e sempre é aceso novamente durante as Santas Missas e Batizados. Ele representa Jesus Ressuscitado, que é a Luz do Mundo!



Passemos à leitura de um artigo explicativo interessante:

                             "EIS A LUZ DE CRISTO! DEMOS GRAÇAS A DEUS!

Você já prestou a atenção naquela vela grande bem decorada sobre um belo e enfeitado pedestal? Você já percebeu como aquela vela traz uma série de sinais, números e letras? A GRANDE VELA é o CÍRIO PASCAL: simboliza, recorda, faz a memória da pessoa de Jesus Cristo ressuscitado.

O CÍRIO PASCAL

É preparado, abençoado, aceso e conduzido para a Igreja na noite da Santa Vigília Pascal.

A grande celebração da Vigília Pascal se inicia normalmente com a bênção do "FOGO NOVO", fora do recinto da Igreja. Este FOGO NOVO, FOGO DA PÁSCOA, FOGO QUE QUEIMA, ILUMINA e AQUECE, recebe uma bênção especial, antes de ser aceso o CÍRIO PASCAL.

É com uma chama do FOGO NOVO BENTO que o CÍRIO é aceso. Terminada a preparação do CÍRIO PASCAL, inicia-se a procissão para introduzi-lo solenemente no interior da Igreja. Apagam-se todas as luzes para deixar o ambiente completamente escuro e eis o significado:



A Igreja toda às escuras simboliza o mundo em trevas, o mundo sem Deus, sem Jesus, sem o Evangelho. Nesta escuridão do mundo brilhou e brilha uma única luz verdadeira, a luz de Jesus ressuscitado, simbolizada pela Luz do CÍRIO PASCAL.

O CÍRIO, é aceso e elevado e apresentado aos fiéis reunidos através do cantor:"Eis a Luz de Cristo!" Os fiéis voltam-se para o CÍRIO, ajoelham-se e cantam:"Demos Graças a Deus!" O sacerdote prossegue até o centro da Igreja, faz novo anúncio e os fiéis respondem com o mesmo canto, em frente ao altar. O sacerdote coloca o CÍRIO num pedestal e incensa para significar a adoração que os fiéis prestam ao Ressuscitado. Logo a seguir, o sacerdote canta o "Exultet" (de alegria). Agora você pode participar de forma mais profunda da bênção do FOGO NOVO. Agora vamos ver o significado dos sinais, números e letras que decoram o CÍRIO PASCAL:

A CRUZ: A cruz encravada no CÍRIO, em geral de cor vermelha, lembra a Cruz de Jesus Cristo. Jesus e Cruz mantêm um vínculo indestrutível. Ao traçar a Cruz sobre o CÍRIO o celebrante diz: (no vertical) "Cristo, ontem e hoje, (no horizontal) princípio em fim".

AS LETRAS: As duas letras colocadas ao alto e embaixo da Cruz, o Alfa e o Ômega, são a primeira e a última letra do alfabeto grego. Ao cravar as duas letras o celebrante diz: "ALFA E ÔMEGA", quer dizer, "PRINCÍPIO E FIM".

O NÚMERO: O número 2008, que varia conforme o ano corrente, é a afirmação que Jesus é o mesmo, ontem, hoje e para sempre: O nº (2) A Ele e o tempo, o nº (0) é a eternidade, o nº (0) A glória e o poder e o nº (8) pelos séculos. Amém.

AS BOLINHAS (grãos de incenso): As cinco bolinhas que são afixadas à cruz, uma ao alto, outra ao centro, outra embaixo e as outras duas nos dois braços da cruz, simbolizam as cinco chagas de Jesus Cristo. O celebrante diz: (ao alto da cruz) "por suas Santas Chagas", (ao centro) "suas Gloriosas Chagas", (embaixo) "o Cristo Senhor", (à esquerda) "nos proteja", (à direita) "e nos guarde. Amém".

"A ELE O TEMPO E O PODER PELOS SÉCULOS. AMÉM" 
FELIZ PÁSCOA! 


Fonte: Canto da paz

DEZ SÍMBOLOS DA QUARESMA

A quaresma começa, precisamente, com um símbolo bem conhecido e consolidado: a Cinza, que nos lembra a condição efêmera da vida e seu destino de eternidade em Deus. A Cinza de cada ano, recorda também a árvore da Cruz Ressuscitada da Vigília Pascal do ano anterior.
1 - A quaresma é DESERTO. É aridez, solidão, jejum, austeridade, rigor, esforço, penitência, perigo, tentação.
2.- A quaresma é PERDÃO. As histórias bíblicas de Jonas e de Nínive e a parábola do filho pródigo são exemplos dele. 
3.- A quaresma é ENCONTRO, é abraço de reconciliação como na parábola do filho pródigo ou na conversão de Zaqueu ou no diálogo de Jesus Cristo com a mulher adúltera.
4.- A quaresma é LUZ, como se põe em evidência, por exemplo, no evangelho do cego de nascimento. É a passagem das trevas para a luz. Jesus Cristo é a luz do mundo.
5.- A quaresma é SAÚDE, símbolo manifestado nos textos como na cura do paralítico ou do filho do centurião.
6.- A quaresma é ÁGUA. É a passagem da sede de nossa insatisfação para a água viva, a água de Moisés ao povo de Israel no deserto ou de Jesus à mulher samaritana.


7.- A quaresma é superação vitoriosa das provas e dificuldades. É LIBERTAÇÃO, TRIUNFO. Algumas figuras bíblicas, que sofrem graves perigos e vencem na prova, são José filho de Jacó, a casta Suzana, Ester, o profeta Jeremias e, sobretudo, Jesus, tentado e transfigurado.


8.- A quaresma é CRUZ. Sinal e presença permanente durante toda a quaresma. Prefigurada no Antigo Testamento e manifestada com o exemplo de Jesus Cristo e com seu convite de carregá-la como condição para o seguimento.


9.- A quaresma é TRANSFIGURAÇÃO. É a luz definitiva do caminho quaresmal, preanunciada e vivida na cena da transfiguração de Jesus. Pela cruz para a luz".


10.- A quaresma é o esforço para retirar o fermento velho e incorporar a FERMENTAÇÃO NOVA DA PÁSCOA RESSUSCITADA E RESSUSCITADORA, agora e para sempre.



Pe. Antônio G. Dalla Costa, CS

Veja aqui 

Fonte: pequenos e grandes missionários

REPERTÓRIO PARA OS DOMINGOS DA QUARESMA - ANO B - 2012



QUARTA-FEIRA DE CINZAS (B) 22/02/2012

- Abertura: Canto da conversão (Faixa 02)


- Salmo responsorial: Piedade, ó Senhor (SI 51/50) (Faixa 06)
- Aclamação ao evangelho: Louvor e glória a ti, Senhor (Faixa 10)
- Distribuição das cinzas: Converter ao Evangelho (Faixa 05)
- Oferendas: Eis o tempo de conversão (Faixa 12)
- Comunhão: Agora o tempo se cumpriu (Faixa 13)

1° - DOMINGO DA QUARESMA (B) 26/02/2012
- Abertura: Lembra, Senhor, o teu amor (Faixa 03)
- Salmo responsorial: Verdade e amor são os caminhos do Senhor (Faixa 06)
- Aclamação ao evangelho: Louvor e glória a ti, Senhor (Faixa 10)
- Oferendas: Eis o tempo de conversão (Faixa 12)
- Comunhão: Nós vivemos de toda a palavra (Faixa 14)


2° - DOMINGO DA QUARESMA (B) 04/03/2012
- Abertura: Lembra, Senhor, o teu amor (Faixa 03)
- Salmo responsorial: Andarei junto a Deus (Faixa 06)
- Aclamação ao evangelho: Louvor e glória a ti, Senhor (Faixa 10)
- Oferendas: Eis o tempo de conversão (Faixa 12)
- Comunhão: Este é o meu filho muito amado (Faixa 15)


3° - DOMINGO DA QUARESMA (B) 11/03/2012
- Abertura: Lembra, Senhor, o teu amor (Faixa 03)
- Salmo responsorial: Senhor, tu tens palavras (Faixa 06)
- Aclamação ao evangelho: Louvor e glória a ti, Senhor (Faixa 10)
- Oferendas: Retorna, Israel (Faixa 11)
- Comunhão: Destruí este templo, disse Cristo (Faixa 16)

4° - DOMINGO DA QUARESMA (B) 18/03/2012
- Abertura: Acolhe, ó Deus (Faixa 04)
- Salmo responsorial: Que se prenda minha língua (Faixa 08)
- Aclamação ao evangelho: Louvor e glória a ti, Senhor (Faixa 10)
- Oferendas: Retorna Israel (Faixa 11)
- Comunhão: Gloriica o Senhor, Jerusalém (Faixa 17)


5° - DOMINGO DA QUARESMA (B) 25/03/2012
- Abertura: Acolhe, ó Deus (Faixa 04)
- Salmo responsorial: Criai em mim um coração que seja puro (Faixa 09)
- Aclamação ao evangelho: Louvor e glória a ti, Senhor (Faixa 10)
- Oferendas: Retoma Israel (Faixa 11)
- Comunhão: Se o grão de trigo não morrer (Faixa 19)


DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO (B) 01/04/2012
- Abertura 1: Hosana ao Filho de Davi
- Abertura 2: Hosana e viva
- Procissão: Os filhos de hebreus
- Salmo responsorial: Meu Deus e Pai por que me abandonastes?
- Aclamação ao evangelho: Salve ó Cristo obediente
- Oferendas: O morte estás vencida
- Comunhão: Eu vim para que todos tenham, vida
- Comunhão 2: Somos todos convidados (Faixa 20)

- Outros materiais: Cura, Senhor
Cite a fonte: www.portalkairos.net

Fonte: Portal Kairós

Consagração ao Imaculado Coração de Maria

Ó coração Imaculado de Maria, repleto de bondade, mostrai-nos o vosso amor. A chama do vosso Coração, ó Maria, desça sobre todos os homens! Nós vos amamos infinitamente! Imprimi no nosso coração o verdadeiro amor, para que sintamos o desejo de Vos buscar incessantemente. Ó Maria, vós que tendes um Coração suave e humilde, lembrai-vos de nós quando cairmos no pecado. Vós sabeis que todos os homens pecam. Concedei que, por meio do vosso materno e Imaculado Coração, sejam curados de toda doença espiritual. Fazei que possamos sempre contemplar a bondade do vosso materno Coração e convertamo-nos por meio da chama do vosso Coração. Amém.