Seguidores

terça-feira, 1 de novembro de 2011

DIA DE FINADOS -2 de novembro


Desde os primeiros tempos, a Igreja Católica honrou a memória dos defuntos e ofereceu sufrágios e orações em seu favor, em especial o sacrificio eucarístico, a fim de que purificados, eles possam chegar à visão beatífica de Deus. A Igreja recomenda também esmolas, as indulgências e obras de penitência em favor dos defuntos. Rezar pelos falecidos é também uma obra de caridade espiritual. 

O Céu não tem portas, escreve Santa Catarina de Gênova, e quem quiser entrar pode fazê-lo, porque Deus é todo misericórdia e permanece com os braços abertos para nos receber quando chegarmos ao final da vida terrestre. Graças a Jesus Cristo, a morte cristã tem um sentido positivo, “Para mim, a vida é Cristo, e morrer é lucro (Fl 1,21). “Fiel é esta palavra: se com Ele morremos, com Ele viveremos” (2 Tm 2,11).

Na morte, Deus chama a pessoa a si. O amor de Deus esta no inicio da nossa vida, ao longo de nossa vida e nos espera ao termo de nossa vida neste mundo. É a nossa Páscoa! É o encontro com a vida plena e o amor presentes em Deus. É o final da nossa peregrinação e do único curso de nossa vida, para adentramos na Vida Eterna. No momento da morte, entregamos tudo a Deus, inclusive nossa natureza mortal para que Ele nos ressuscite num corpo glorioso semelhante ao seu corpo ressuscitado. A visão cristã da morte é expressa de forma privilegiada na liturgia da Igreja: “Senhor, para os que crêem em vós, a vida não é tirada, mas transformada. E, desfeito nosso corpo mortal, nos é dado, nos céus, um corpo imperecível”. 

Valorizemos o dom da vida, amemos o nosso próximo, rezemos pelos nossos entes queridos falecidos e vamos nos preparando para o nosso encontro com o Senhor da Vida, por uma vida de fé, esperança e caridade. Façamos deste dia, um dia de oração e de encontro Deus!


DIOCESE DE PONTA GROSSA
Pe. Ademir da Guia Santos – Assessor das Comunicações 
Dom Sérgio Arthur Braschi – Bispo Diocesano

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Consagração ao Imaculado Coração de Maria

Ó coração Imaculado de Maria, repleto de bondade, mostrai-nos o vosso amor. A chama do vosso Coração, ó Maria, desça sobre todos os homens! Nós vos amamos infinitamente! Imprimi no nosso coração o verdadeiro amor, para que sintamos o desejo de Vos buscar incessantemente. Ó Maria, vós que tendes um Coração suave e humilde, lembrai-vos de nós quando cairmos no pecado. Vós sabeis que todos os homens pecam. Concedei que, por meio do vosso materno e Imaculado Coração, sejam curados de toda doença espiritual. Fazei que possamos sempre contemplar a bondade do vosso materno Coração e convertamo-nos por meio da chama do vosso Coração. Amém.