Passado quarenta dias após o nascimento de Jesus, e em em obediência à lei de Moisés (Ex 13, 11-13), Maria leva o recém-nascido ao templo, para ser apresentado, e José, a humilde oferta, que a mãe devia apresentar. Ao oferecer Jesus, Maria oferece-Se também com Ele, e durante toda a vida de Jesus, estará sempre ao lado do Filho, dando a Sua colaboração para a obra da Redenção.
O dia 02 de fevereiro também é lembrado, como o Dia do Consagrado.
A celebração de 02 de fevereiro partiu da influência da igreja de Roma, para as demais dioceses do mundo, onde religiosos festejavam o dia. Sendo celebrado desde há muito tempo, somente em 1997 que o Papa João Paulo II instituiu o Dia do Consagrado a 2 de fevereiro, festa da Apresentação do Senhor, quando a principal leitura bíblica da missa recorda que a mãe de Jesus o levou ao templo de Jerusalém para o oferecer a Deus, em obediência aos preceitos judaicos.
Para o Papa, a data servia para três objetivos:
- Louvar Jesus e agradecer o Senhor o Dom da vida da consagrada;
- Promover o conhecimento e a estima pela vida consagrada, por parte de todo o povo de Deus;
- E o terceiro que vai diretamente às pessoas consagradas, que eram convidadas a fazer a celebração em conjunto e solenemente a todas as maravilhas realizadas pelo Senhor.
Oi Helena passando para desejar um abençoado fim de semana,beijos
ResponderExcluir