Seguidores

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Quarta-feira de Cinzas

"Convertei-vos a mim de todo o coração com jejuns ... 
Convertei-vos ao Senhor nosso Deus"(Joel 2, 12.13).

A Quarta-feira de Cinzas, que é o primeiro dia da Quaresma, ocorre quarenta dias antes da Páscoa, sem contar os domingos, e pode variar desde a primeira semana de fevereiro até a segunda semana de março, de acordo com a Páscoa.


A cerimônia das Cinzas que se caracteriza pela imposição das cinzas feitas com os ramos de palmas distribuídos no ano anterior no Domingo de Ramos.

O sacerdote abençoa as cinzas e as impõe na fronte de cada fiel traçando com essas o Sinal da Cruz. Logo em seguida diz: “Lembra-te que és pó e em pó te converterás” ou então “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

A sugestiva cerimônia das cinzas eleva nossas mentes à realidade eterna que não passa jamais, a Deus; princípio e fim, alfa e ômega de nossa existência. A conversão não é, com efeito, nada mais que um voltar a Deus, valorizando as realidades terrenas sob a luz indefectível de sua verdade. Uma valorização que implica uma consciência cada vez mais diáfana do fato de que estamos de passagem neste fadigoso itinerário sobre a terra, e que nos impulsiona e estimula a trabalhar até o final, a fim de que o Reino de Deus se instaure dentro de nós e triunfe em sua justiça.

Este tempo vigoroso do Ano litúrgico se caracteriza pela mensagem bíblica que pode ser resumida em uma palavra: " matanoeiete", que quer dizer "Convertei-vos"
Sinônimo de "conversão", é também a palavra "penitência" …

Penitência como mudança de mentalidade. Penitência como expressão de livre positivo esforço no seguimento de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Consagração ao Imaculado Coração de Maria

Ó coração Imaculado de Maria, repleto de bondade, mostrai-nos o vosso amor. A chama do vosso Coração, ó Maria, desça sobre todos os homens! Nós vos amamos infinitamente! Imprimi no nosso coração o verdadeiro amor, para que sintamos o desejo de Vos buscar incessantemente. Ó Maria, vós que tendes um Coração suave e humilde, lembrai-vos de nós quando cairmos no pecado. Vós sabeis que todos os homens pecam. Concedei que, por meio do vosso materno e Imaculado Coração, sejam curados de toda doença espiritual. Fazei que possamos sempre contemplar a bondade do vosso materno Coração e convertamo-nos por meio da chama do vosso Coração. Amém.