Seguidores

terça-feira, 4 de junho de 2013

Coração de Jesus




1 - Símbolo de Amor. O Coração de Jesus - símbolo e sinal do Amor do Pai e do Espírito Santo para conosco - é Cristo por dentro: manso, humilde, paciente, terno, compassivo, generoso, afável, orante, caridoso, amigo das crianças, dos pecadores. O pai dos filhos pródigos de ontem, de hoje, de todos os tempos; o Bom pastor que trata com carinho suas ovelhas, principalmente a desgarrada. A Santíssima Trindade tem Coração: o de Jesus.

2 - Abismo de Gratuídade. O Pai, o Filho e o divino Espírito Santo eram plenos e felizes na eternidade. Deus nos olhou e amou, e gratuitamente enviou-nos seu Filho. Buscando sempre e em tudo a vontade do Pai, Jesus encarnou-se gratuitamente também. Quem ama quer estar perto, junto, ao lado...

3 - Síntese do Evangelho. Jesus veio para nos libertar do pecado, para nos reconciliar com o Pai. Libertação e reconciliação encontram-se nas bases do Reino, nas raízes do cristianismo. Cristo libertador, que nos reconcilia com o Pai: eis a síntese perfeita de todo o Evangelho da redenção.

4 - Rei: rei diferente, rei dos corações. Despreza armas, força poder... Quando os judeus querem proclamá-lo Rei, após a multiplicação dos pães, foge para a montanha. Só uma vez permite ser aclamado publicamente: no Domingo de Ramos.

5 - Endereço da felicidade: os bens materiais não satisfazem o coração humano, sedento de infinito. O homem moderno perdeu sua identidade profunda, porque desvinculado de Deus. Sem raízes, a árvore seca... "O importante não é matar a sede, porque ela volta sempre. O importante é possuir um fonte."

6 - Coração profundamente eucarístico: o Cenáculo e o Calvário são os dois marcos da vida de Cristo. Perplexa, santa Teresa de Ávila dizia não entender as três "loucuras" de Jesus: o fato de, sendo Deus, ter nascido pobre e despojado; sua morte na cruz do Calvário; seu silêncio diário, milenar, nos tabernáculos do mundo inteiro.

7 - Refúgio seguro, num mundo violento, tumultuado, agressivo, que nos deixa inseguros, vacilantes, lembrando pássaros feridos, de asas quebradas. Misericordioso, amigo e cordial, o Mestre nos repete, especialmente nos momentos de angústias, sofrimento e solidão: "Vinde a mim todos os que estais cansados, aflitos e sobrecarregados. Tomai meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração. Meu jugo é suave, e meu fardo é leve" (Mt 11, 2 - 30).

8 - Garantia absoluta de Salvação. Na Grande Promessas a santa Margarida Maria em 16 de junho de 1675, Jesus falou que na hora da morte seria asilo seguro a todos os devotos de seu Coração.
Obrigado, Senhor, nosso asilo, refúgio, fortaleza e garantia de salvação eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Consagração ao Imaculado Coração de Maria

Ó coração Imaculado de Maria, repleto de bondade, mostrai-nos o vosso amor. A chama do vosso Coração, ó Maria, desça sobre todos os homens! Nós vos amamos infinitamente! Imprimi no nosso coração o verdadeiro amor, para que sintamos o desejo de Vos buscar incessantemente. Ó Maria, vós que tendes um Coração suave e humilde, lembrai-vos de nós quando cairmos no pecado. Vós sabeis que todos os homens pecam. Concedei que, por meio do vosso materno e Imaculado Coração, sejam curados de toda doença espiritual. Fazei que possamos sempre contemplar a bondade do vosso materno Coração e convertamo-nos por meio da chama do vosso Coração. Amém.